O processo de recrutamento e seleção por competências tem como objetivo atrair e escolher candidatos que atendam a um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes necessárias para ocupar um cargo específico.
A esse conjunto que compõe o CHA chamamos de competências.
As competências técnicas – conhecimentos e habilidades (hard skills) e as competências comportamentais – atitudes (soft skills) devem ser combinadas para formar o perfil ideal do candidato. Logo, o candidato com o perfil ideal é aquele cujo CHA está alinhado com as responsabilidades do cargo e se encaixa com os valores da organização. Você, gestor(a) de pessoas, quer uma dica? Defina as competências necessárias para o exercício da função dos profissionais junto com os gestores de áreas.
Agora, não basta só definir o perfil do candidato. É fundamental identificar se os candidatos recrutados possuem ou não essas competências.
De que forma? Utilizando ferramentas de avaliação individuais e em grupo, como a aplicação de questionários e testes psicológicos, a realização de entrevistas e dinâmicas.
Dentre as inúmeras vantagens do recrutamento e seleção por competências em relação ao método tradicional, que avalia somente o currículo dos candidatos, está a formação de equipes de alta performance, a identificação de talentos e a redução do turnover, pois, “personalizar” a contratação, proporciona uma contratação mais assertiva dos profissionais. Além de ser mais objetivo e imparcial, também é um método mais justo.
Então, que tal implementar o processo de recrutamento e seleção por competências na sua empresa?
Créditos para Consultora e Especialista em Gestão por Processos e Acreditação Greice Borghetti