O conceito lifelong learning se refere a busca contínua e voluntária por conhecimento e atualização, de uma forma flexível, diversa e prática. Sendo assim, pressupõe que o profissional precisa estar em constante evolução, para poder acompanhar os avanços de uma sociedade cada vez mais tecnológica, com fluxo de informações intenso. A educação continuada é um termo bastante conhecido na área da saúde e é um sinônimo do lifelong learning. A Organização PanAmericana da Saúde conceituou a Educação Continuada como um processo permanente de aprendizado que se inicia após a formação básica para atualizar a capacidade do indivíduo diante da evolução científica e das necessidades da sociedade.
A Organização Mundial da Saúde conceituou o termo como o processo que inclui as experiências vividas após o aprendizado inicial, com foco nas competências necessárias para a realização de seu trabalho.
Mas afinal, qual a relação destes conceitos com a Acreditação ONA?
Sabemos que qualquer processo de gestão da qualidade, principalmente a gestão em saúde, tem como um fundamento importante a melhoria contínua. A melhoria contínua tem como compromisso promover a identificação, análise e avaliação das situações existentes da organização, visando aperfeiçoar os processos, serviços para atingir um melhor desempenho. Nada disto é possível sem muito estudo, dedicação, experiência e execução.
O lifelong learning vem para consolidar o que vivenciamos no dia a dia das instituições de saúde, principalmente aquelas que implantam os preceitos da Acreditação ONA: os melhores resultados são desempenhados por profissionais comprometidos, qualificados, atualizados e que buscar resolver as adversidades por meio da expertise e informação. Se você é um profissional em constante aperfeiçoamento e que vivencia o lifelong learning, acompanhe as nossas redes sociais. Em breve lançaremos um curso dedicado a você.
Escrito por:
Mentora para melhoria da experiência da Jornada do Paciente TEA, Roberta de Oliveira.