Ao definir a estratégia e objetivos do negócio são tomadas várias decisões para se chegar aos resultados almejados. Estas, podem ser tomadas a nível operacional ou estratégico, decididas em reuniões com metodologia convencional definindo pautas, registrando atas ou através de métodos ágeis com suporte de placas no estilo kanban.
Nas duas formas existem softwares no mercado para o registro e controle das decisões tomadas utilizando a metodologia PDCA (Plan-Do-Check-Act) que oportuniza o gerenciamento e a melhoria contínua dos processos fornecendo informações do prazo definido, responsável, status, além de permitir a verificação dos resultados dos indicadores em relação às metas previstas.
No mundo corporativo: Decisão tomada tem que gerar ação monitorada.
Para se ter qualidade no monitoramento das decisões, você pode ter um software que é uma ferramenta para facilitar a verificação do controle das entregas, porém é essencial desenvolver a cultura organizacional de que decisões geram ações e buscam resultados que não são autogerenciáveis. É necessário sistematizar nas reuniões esse monitoramento trazendo a responsabilidade para cada gestor sobre os resultados alcançados. O uso das ferramentas da qualidade para análise de causas de resultados insatisfatórios também é uma dica a ser considerada neste monitoramento.
Escrito por:
Consultora e Especialista em Gestão de Projetos, Qualidade e Acreditação Luciane Brkanitch.