Deixe o seu e-mail e receba todas as novidades:
Receba novidades:

O Desafio da Verdadeira Comunicação nas Organizações

Nunca se falou tanto em comunicação como agora. Parece que é o novo "assunto da moda" nas organizações.

            

O Dicionário Aurélio traz sete possíveis significados para a palavra Comunicação, a saber:

 

1.  Pôr em comunicação;

2. Participar, fazer saber;

3. Pegar, transmitir;

4. Estar em comunicação;

5. Corresponder-se;

6. Propagar-se;

7. Transmitir-se.

            

Fácil de entender, difícil de fazer. As empresas estão enfrentando problemas sérios que impactam, desde o clima organizacional até a execução de processos fundamentais, tudo por causa desta "bendita" comunicação.

            

O que ocorre é que está cada vez mais difícil de transmitir a mensagem ao receptor. No fundo, as pessoas estão desencorajadas a repassar a mensagem que necessitam, seja por medo da reação do outro, seja por não saberem a melhor abordagem (ou até mesmo escolher as palavras), e acabam por "dizer pela metade" ou seja, tentam dar "indiretas" na esperança de que o receptor se dê conta da mensagem completa.

 

E, na minha opinião, é aqui que o erro acontece. Toda vez que a mensagem não for clara o suficiente, vai permitir que quem recebe faça interpretações equivocadas daquilo que realmente era a essência da mensagem, e isto me faz lembrar da frase de A. Jodorowsky:

 

"Entre o que eu penso, o que quero dizer, o que digo e o que você ouve[...], o que você quer ouvir e o que você acha que entendeu, há um abismo".

 

Para mim, esta frase diz tudo. Todos os problemas relacionados à Comunicação estão resumidos nela. Por mais sábio que seja o interlocutor e por mais que domine todas as técnicas de comunicação assertiva e escutatória, ainda vai precisar considerar os paradigmasdo receptor se desejar garantir o real entendimento de sua mensagem.

 

Os paradigmas são o modo como cada pessoa enxerga as situações (e lida com elas), e estão baseados no ambiente em que vivem, no nível cultural e nas experiências que tiveram. Assim, cada mensagem emitida toca as pessoas de maneiras diferentes. Isto porque ao processarem a informação, inevitavelmente, há um confronto entre a mensagem e os paradigmas, o que levará a uma determinada interpretação, que não necessariamente seja a mais correta para o interlocutor, mas é a mais pura verdade para quem recebeu.

 

Então, se você está enfrentando algum problema de comunicação na sua organização, e não conhece as técnicas de comunicação assertiva e escutatória, aqui vai uma dica simples e que pode ser um bom começo para trabalhar o assunto: Sempre que você for transmitir alguma mensagem importante, aplique a técnica do "Read-back". Esta técnica é muito utilizada na área da saúde, em situações de emergência em que o médico não tem condições de prescrever seu procedimento ou conduta, e faz apenas solicitações verbais à sua equipe; a equipe por sua vez, para garantir que entendeu a solicitação do médico, repete o que ele disse para confirmar, antes de dar seguimento. Read-back é um termo em inglês que significa "ler de volta", ou seja, repetir a mensagem recebida para garantir o entendimento da mesma.

 

Faça isso na sua organização, e depois nos conte os resultados que você obteve com a aplicação da técnica. Conte-nos também, se você gostaria de saber mais e aprofundar o assunto "Comunicação", para quem sabe fazermos um post só com técnicas e ferramentas. Que tal?

 

Gostou? Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos, colegas e familiares e conte-nos o que você está achando do nosso Blog!

Comente: